quinta-feira, 10 de setembro de 2009

INTERDISCIPLINARIDADE



Olívia Pavani Naveira Bacharel em História, após apresentar um trabalho sobre a Escola dos Analles faz uma brilhante conclusão sobre o Estudo de História e mostra como é importante o estudo de Antropologia e outras disciplinas para aquele que deseja conhecer com mais afinco a Historia da Humanidade: “Dessa forma, em seu intercambio com a antropologia, a história propõem-se a uma “etnografia histórica” em que os documentos são vestígios na mão do historiador. A partir do instrumental da etnografia podemos perceber como podem existir muitas histórias e muitos tempos.

A História e a Antropologia dedicam-se a entender a sociedade, tendo o homem como o seu objeto, porém sobre perspectivas diferente e que valem a pena ser preservada. Não há metodologia mais correta e nem um determinismo de uma área do conhecimento sobre a outra, o que notamos são recortes e preocupações distintas.

Por isso que a interdisciplinaridade é muito importante. Essa pode ser considerada como uma das mais importantes contribuições dos Annales para fazer história, uma abertura e uma proposta de abertura para o diálogo da história com todas as outras áreas do conhecimento.

Interdisciplinaridade, esta é uma proposta em relação ao conhecimento, que merecia uma longa duração... apesar da fragmentação que temos notado nas tendências das pesquisas atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário